Apresentação
Este trabalho foi criado como proposta de atividade do componente curricular Temas Emergentes em Geografia, na Universidade do Estado da Bahia no departamento de ciências humanas de Jacobina.
Nossa proposta foi passar através do blog uma perspectiva de ensino a partir da ontologia histórico-crítica. Mencionamos etapas a serem realizadas por discentes e docentes na busca de içar uma educação onde na dialética entre professor aluno proporcione possibilidades de uma compreensão crítico/prática dos temas que venham ser abordados na sala de aula, tentado elucidar o educando de sua relevância (re)construtora no que diz respeito ao mundo em que vive.
Nosso trabalho se baseou no livro Uma Didática para Pedagogia Histórico-crítica de Gasparin(2002) enfatizando os processos da : prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse, prática social fina associando-os a temática gestão do espaço urbano. Dessa forma tentamos construir um viés da didática histórico-critica o espaço urbano do decorre de oito etapas presentes no blog. Dessa forma, para um melhor compreensão das etapas aqui enfatizada é interessante fazer a leitura de Gasparin (2002)
Nenhum comentário:
Postar um comentário